Aumento de 230% no número de queimadas do ultimo ano, deixa estado em alerta vermelho.

Mato grosso esta em estado de alerta vermelho, com um número crescente de queimadas, o governador Mauro Mendes decretou situação de emergência.

Satélites da agência espacial americana (NASA) estão monitorando os céus da região amazônica, e no Mato Grosso se estende uma cortina de fumaça que cobre uma grande parte do estado.

Só no período proibitivo houve cerca de 12.261 focos de incêndios de 15 de julho a 08 de Setembro deste ano, classificando Mato Grosso como o segundo estado com maior número de focos no país, de acordo com o INPE  (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Numa comparativa com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 230% no número de focos.

Segundo o pesquisador da universidade da Califórnia Jim Randerson, “apesar dos picos, a última década registrou uma queda significativa no número de queimadas e que, por isso, os incêndios deste ano estão bem acima da média, tanto no número de focos quanto na intensidade.”

Os dados são alarmantes, no último ano, houve um aumento de 6 mil focos de incêndios na cidade

veja a tabela a seguir.

Imagens mostram situações de alarmantes de incêndios pelo estado, como este ultimo de ontem a tarde no município de Nova Mutum.

Foto: Soldado Davi de Nova mutum 5°CIBM

 

Fonte: Redação MT Alerta.

 

 

 

 

Diga o que você achou desta matéria

Please enter your comment!
Nome

*

code