I CICLO DE PALESTRAS ONLINE DO IFMT-LRV: Revolução Biotecnológica na Agricultura, Indústria e Saúde

Em tempos pandemia e distanciamento social, o Centro Acadêmico e a Comissão de Formatura do Curso de Bacharelado em Biotecnologia do IFMT – Campus Avançado Lucas do Rio Verde, estão organizando um grande evento remoto, trata-se do I Ciclo de Palestras Online.
O evento será realizado no período de 30/06 a 03/07/2020 em plataforma virtual, onde serão transmitidas 20 palestras que abordarão temáticas voltadas para a área da Biotecnologia com foco na indústria de biológicos, agricultura, saúde, inovação e empreendedorismo. As palestras serão ministradas por profissionais que atuam em instituições privadas e públicas, como FS Bioenergia, Novozymes, SENAI, IFMT, INPA, UFAM, UFMT, USP, entre outras.
De acordo com os organizadores o evento é aberto a toda a comunidade interna e externa, sendo que o participante terá direito a emissão de certificado com carga horária de 20h. Confira a programação a seguir:

Foto: Divulgação
30 DE JUNHO- INDÚSTRIA E INOVAÇÃO
17h:50min – Abertura: Apresentação
18h00min – Palestra Magna: A revolução industrial provocada pelas inovações na Biotecnologia (Dr. Spartaco Astolfi Filho)
19h – Oportunidades Biotecnológicas em Biocombustíveis na obtenção de etanol de segunda geração (Me. Celson Pasqual)
19h50min – Princípios básico e Técnicas de Cromatografia (Talita de Moura)
20h40min – Aplicação de enzimas na área industrial (Sidney Saldanha) 21h:20min Flexibilidade oxidativa de óleos vegetais e biodiesel pelo método Rancimat (Dra Eliane Ferreira de Souza e Me. Mikaelly Nayara Santos)
01 DE JULHO – AGRICULTURA
18h – Uso de inoculantes na agricultura: do laboratório ao campo (Flávia Luane Gomes – UFT) 18h:50min – Biotecnologia aplicada no controle fitossanitário de pragas e doenças (Profª Me. Renata Marchiori) 19h:40min – Engenharia Genética e suas aplicações na agricultura (Dra. Ilmara Varotto) 20h:30min – Microrganismos promotores do crescimento de plantas: uma biotecnologia para a agricultura (Me. Thiago Fernandes Rodrigues) 21h:20min – Atuação da Biotecnologia no setor de pesquisa e desenvolvimento (Beatriz Cortellini Ferranti)
Foto: Divulgação

 

02 DE JULHO – BIOTECNOLOGIA NO COMBATE À COVID-19
18h – Coronavírus: o que você precisa saber? (Dra. Renata Dezengrini Slhessarenko)
18h:50min – Desenvolvimento de terapias inovadoras no combate à COVID-19  (Dra. Raquel Taynar Nogueira)
19h:40 – Biotecnologia no desenvolvimento de fármacos (Me. Eduarda Pavan)
20h:30min – Diagnóstico e tratamentos validados pela ciência (Marina Caçador Ayupe e Déborah Giovanna Cantarini)
21h:20min – Biossegurança: Normas e requisitos para funcionamento de laboratórios usados na manipulação de vírus (Dra. Cristiane Chitarra)
Foto: Divulgação
03 DE JULHO – EMPREENDEDORISMO E AÇÃO TÓXICA DE MICRORGANISMOS
18h – Como registrar patente e proteger seu produto Biológico? (Alexandre dos Santos) 18h:50min – Inovação e empreendedorismo na área da Biotecnologia (Dra. Sheyla Varela Lucena – IFMT-Cuiabá) 19h:40min – Biofábricas: O papel da biotecnologia vegetal na luta contra a COVID-19 (Maísa de Siqueira Pinto) 20h:30min – Micotoxinas em alimentos (Profa. Dra. Gilma Chitarra) 21h:20min – Atuação do Laboratório de Micologia do INPA em biotecnologia e bioeconomia da Região Amazônica (João Vicente Braga de Suza – INPA/AM)

 

A inscrição será realizada pela plataforma digital Sympla: https://www.sympla.com.br/i-ciclo-de-palestras-online-do-ifmt-lrv-revolucao-biotecnologica-na-agricultura-industria-e-saude__882035
Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail: cabif.lrv@gmail.com