Iluminação pública de Lucas do Rio Verde começa a ser substituída por LED

A primeira etapa do projeto contempla praças, pontos turísticos e algumas ruas e avenidas.

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)


A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, iniciou a substituição de luminárias convencionais da cidade por lâmpadas de LED. A iniciativa visa oferecer mais claridade e durabilidade, valorizando os espaços urbanos e aumentando a sensação de segurança no período noturno.

A primeira etapa do projeto, que começou a ser elaborado em 2018, contempla a troca de 1.137 lâmpadas em praças, pontos turísticos e algumas ruas e avenidas. Nesta semana a troca dos equipamentos foi feita na Avenida Mato Grosso, no trecho entre o viaduto e a Igreja Rosa Mística, e segue para outros pontos da cidade.

De acordo com o secretário Gerson Franke, a ação deve reduzir cerca de metade do consumo, uma vez que as lâmpadas de LED são mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz (lúmem/fluxo luminoso) utilizando menos energia.

“As lâmpadas de LED, além de proporcionar uma notável economia de gastos, também têm desempenho consideravelmente superior ao das lâmpadas comuns. Em números, as lâmpadas de LED que estão sendo instaladas no município são capazes de produzir 50% mais luminosidade que as demais lâmpadas com 50% de economia, além de terem uma vida útil maior que as lâmpadas convencionais e dependerem de menos manutenção”, explicou.

Conforme o secretário, o projeto contempla ainda mais duas etapas, que tem o objetivo de realizar a troca das lâmpadas em toda cidade. “O LED colabora para o bem-estar da população, para a segurança local e também para o meio ambiente. Pretendemos contemplar toda cidade com os novos equipamentos, o que totalizará cerca de 11 mil lâmpadas trocadas”, comentou.

Gerson esclareceu ainda que os equipamentos que estão sendo retirados dos postes poderão ser utilizados para manutenção em outros locais que ainda possuem a iluminação convencional.

•    Lagos municipais Ernani José Machado e Harri Müller
•    Praças dos bairros: Vida Nova, Fujii, Cerrado, Imperial, Amazônia, Primaveras, Veneza, Jardim das Palmeiras, Rio Verde, Cidade Nova, Pioneiro, Tessele Junior, Bandeirantes, Praça dos Migrantes e da Rosa Mística.
•    Trechos: Avenida Mato Grosso, Avenida Goiás, Avenida Paraná, Avenida Rio Grande do Sul, Avenida das Acácias, Avenida Vitória Régia e Rua João Goulart.

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter