Lucas do Rio Verde começa a segunda fase da campanha de vacinação contra gripe

Cerca de 2.500 pessoas já foram vacinadas na primeira etapa.
(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu início nesta semana à segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que previne contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B. Esta etapa vai até 9 de maio e, no município, devem ser imunizadas 3.408 pessoas dos seguintes públicos-alvo:

•    Profissionais das forças de segurança e salvamento
•    Portadores de doenças crônicas não transmissíveis
•    Funcionários do sistema prisional
•    Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
•    Internos do sistema prisional
•    Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

A vacinação será oferecida nos PSFs, conforme cronograma de horários já divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. É preciso apresentar documento pessoal e, se tiver, carteira de vacinação. (Acesse: Horário dos PSFs)

Na terceira fase, que deve iniciar no dia 9 de maio, deverão ser vacinados: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos de idade, grávidas, puérperas, professores e pessoas com deficiência. A terceira etapa deve imunizar 10.256 pessoas.

primeira etapa de vacinação foi dirigida aos idosos e profissionais de saúde. Ao todo, foram imunizadas até agora cerca de 2.500 pessoas destes grupos prioritários. Receberam as doses logo nos primeiros dias de campanha: 1.462 idosos e 885 profissionais de saúde. A meta da primeira fase é 2.924 imunizações.

A Secretaria de Saúde orienta a população que busque a vacina nos PSFs, mas que respeite as recomendações de higiene e evite aglomerações. “Também pedimos a compreensão das pessoas, pois estamos recebendo as doses de forma fracionada, ou seja, pode acontecer de um dia ou outro faltar vacina em algum local, mas semanalmente estamos repondo conforme vamos recebendo da regional em Sinop”, esclareceu a coordenadora da Central de Vacinas, Marcia Trentin.

Vale lembrar que, apesar da campanha estar dividida em fases, os primeiros grupos podem tomar a dose até o fim do calendário, em 22 de maio. A meta final para Lucas do Rio Verde é imunizar 16.588 pessoas.

Vacinação de Rotina
A vacinação de rotina para crianças também foi retomada nesta semana. A Secretaria de Saúde orienta as mães que obedeçam às normas de prevenção como o distanciamento entre as pessoas e a utilização de máscaras e higienização das mãos, além de evitar aglomerações nas unidades de saúde.

Em caso de dúvidas, o município conta com atendimento via whatsapp pelo TeleLucas: (65) 99238-5498 / (65) 99978-1582 / (65) 99235-5710 / (65) 99236-8514.

Ascom Prefeitura/Carolina Matter.