Lucas do Rio Verde-MT realiza mais testes Covid-19 que os municípios vizinhos, por isso apresenta mais casos

,
Foto: Reprodução

Em uma comparação com os municípios vizinhos, Lucas do Rio Verde possui mais casos de Covid-19, conforme análise aos boletins epidemiológicos, emitidos até o presente momento. Diante disso, resolvemos fazer uma pesquisa mais aprofundada para entender o porque dessa situação.

Abaixo segue os dados retirados destes boletins epidemiológicos, com base nas informações do dia (12/07).

Lucas Do Rio Verde possui: 1.401 confirmados + 1.818 descartados + 1.205 suspeitos = isso significa que 4.064 testes já foram realizados. Ou Seja, 6.25% de toda a população da cidade, já foi testada em relação ao Covid-19.

Dados: Secretaria Municipal de Saúde

Segundo o IBGE/2019 Sorriso, município vizinho, possui população estimada em 90 mil habitantes e Lucas 65 mil, mesmo com essa diferença populacional, Lucas do Rio Verde realizou 604 testes a mais que Sorriso-MT. Veja os dados na íntegra:

Dados: Secretaria Municipal de Saúde

1451 confirmados + 1376 descartados+ 633 suspeitos= 3.460 testes realizados em Sorriso-MT. Ao total, 3.84% da população sorrisense foi testada.

No boletim de Sinop-MT que possui 142 mil habitantes (IBGE/2019) , diferente dos demais municípios, não consta o número de casos descartados, ou seja, aqueles que foram testados e o resultado deu negativo. Entramos em contato com a assessoria, mas ainda não obtivemos esse dado. Ainda sim, com base no boletim divulgado, ao total Lucas realizou 1.750 testes a mais que Sinop-MT. Veja os dados na íntegra:

Dados: Secretaria Municipal de Saúde

905 confirmados + (Não consta número de descartados) + 1409 Suspeitos= 2.314 Testes foram realizados em SINOP-MT. Ao total, 1.62% da população sinopense foi testada.

Comparado a Tapurah-MT outro vizinho de 13 mil habitantes (IBGE/2019), foi possível constatar que diferença é ainda maior, Lucas realizou 3.717 testes a mais que o vizinho. Dados na íntegra:

Dados: Secretaria Municipal de Saúde

183 confirmados + 316 descartados + 104 Suspeitos = 603 Testes já foram realizados em Tapurah-MT. 4.63% da população realizou o teste.

CUIABÁ-MT é a grande capital do estado possuindo 612.547 habitantes, e ao total realizou 6.435 testes. Apenas 2.371 a mais que Lucas que possui apenas 65 mil habitantes. Dados na íntegra.

Dados: Secretaria Municipal de Saúde

6.231 confirmados + Não consta quantidade de descartados (resultados de testes negativos) + 204 Suspeitos = 6.435 testes foram realizados em Cuiabá-MT. Ao fazer análise de porcentagem da população, o numero é assustador. Apenas 1% da população foi submetida ao teste.

Nova Mutum-MT, possui 45.378 habitantes, e tem uma maneira diferente de representar os dados. A nossa equipe realizou contato com a secretaria de saúde do município, para entender melhor essa representação. No primeiro momento, foi negado que esse número de notificados (3.121) é igual a quantidade de pessoas testadas. Afinal de contas, no início das notificações, ainda não havia testes disponíveis. Ao questionarmos o número específico de pessoas que foram testadas, a nossa equipe foi ignorada. Não podendo quantificar a cidade de Nova Mutum-MT. Dados na íntegra:

Dados: Secretaria de saúde

 

Com base nessa análise, é possível constatar que Lucas do Rio Verde apresenta mais casos de coronavírus, porque está realizando mais testes em sua população.

Rafael Bespalez (Secretário de Saúde)

“Desde o início desta pandemia, a administração municipal, visou realizar a maior quantidade de testes possíveis. Oferecer a medicação gratuita à todos os cidadãos que necessitarem. Além de providenciar leitos de “UTI’s Covid” específicos para os luverdenses, para que possamos atravessar essa adversidade, com o menor dano possível aos nossos munícipes. Afirma Rafael Bespalez, Secretário de saúde, de Lucas do Rio Verde.

 

Kassiano Souza/ MT Alerta.