Amarok e s10 decolam no ranking de picapes no brasil

Fonte: Volkswagen

A Amarok 2020 é uma das opções mais diversificadas de picapes de porte médio à disposição dos consumidores brasileiros. Esse modelo se destaca pelo motor V6 de 226 cvs que equipa uma das estruturas mais caras. Com esse motor, a Amarok se posiciona como a mais potente do seu segmento. Já a Chevrolet S10 2021 é agora uma das picapes médias mais vendidas no Brasil. Presente em nosso país há anos, o modelo se destaca pela sua robustez e, na nova geração, por sua tecnologia e também pelos motores mais potentes.

Chevrolet S10

Imagem ilustrativa

Ano passado, o desempenho da S10 foi um dos melhores. Ao final de 2019, a picape já tinha aproximadamente 33.000 unidades emplacadas, o que a colocou em 5ª posição no ranking de modelos comerciais comuns e na 3ª posição no ranking das picapes (que incluía a Fiat Toro, que é um modelo superior em relação a tamanho). A linha recente da S10 2021 pode ser encontrada nas versões LS, LT, LTZ, Advantage e High Country. Nos motores 2.5 Flex ou 2.8 a diesel, em câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4.

A Chevrolet S10 foi reestilizada neste ano, o que a coloca para disputar diretamente com seus concorrentes no seu segmento nos próximos anos. O nome do modelo está desenhado ao lado esquerdo da caçamba, e a versão fica logo ao lado direito. As rodas de liga leve aro 18” com pneus 265/60 R18 deixaram o veículo com um design mais robusto. No mais, nenhuma novidades. Na versão LTZ, a grande novidade são os faróis duplos de LEDs diurnos, grade com uma barra na cor preta brilhante e detalhes em aço inoxidável, faróis anti-neblina e sensor de estacionamento na parte dianteira. As maçanetas também são cromadas, assim como detalhes das barras longitudinais localizadas no teto. As laterais da S10 LTZ 2.5 Flex exibem luzes de direção e com proteção metálica nos retrovisores, além de levantamento elétrico. O para-choque possui mais detalhes laterais em metal, degrau de centro e sensor de estacionamento na parte traseira. As lanternas com LEDs não possuem nenhum detalhe diferente. A caçamba dispõe ainda com santantônio personificado e cromado, capota estilo marítima e ganchos para o transporte de carga, além do revestimento em plástico resistente para proteger. Outra novidade está na partida remota feita a partir da chave canivete, até então exclusiva apenas na versão a diesel, mantendo o carro trancado e com funções desativadas, isto é, a direção. Destacando-se nos sistemas de alerta de colisão e aviso de invasão de faixa, localizados no volante e no console. As entradas USB e auxiliar ficam em cima do apoio de braço central. A Chevrolet destaca que a carroceria da S10 ficou 20% mais robusta depois de modificada.
Design: Com detalhes internos cromados, capota marítima na caçamba, rodas de alumínio de 16”, para-choque traseiro com moldura na mesma tonalidade da carroceria, entre outros.
Tecnologia: Central multimídia MyLink3 com tela touchscreen de 7”, Internet 4G e wi-fi, sistema Android Auto e Apple CarPlay, função Audio Streaming, conexão via Bluetooth para smartphones, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, e entre outros.
Confortabilidade: Com acionamento interno para abertura da tampa do combustível, ar-condicionado, chave canivete dobrável, computador de bordo, direção elétrica gradual, ganchos para amarração de cargas para caçamba, vidros elétricos com sistema touchscreen, anti-esmagamento, trava elétrica em todas as portas, banco traseiro rebatível com porta-objetos, e entre outros.
Segurança: Com seis airbags, alerta de cinto de segurança, encosto de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros dos bancos traseiros, faróis anti-neblina dianteiros, lanterna anti-neblina, alerta de pressão nos pneus, regulagem dos faróis, sistema de deslizamento Limited Slip, retrovisores externos com luzes sinalizadora de direção, freios ABS com EBD, assistência de frenagem emergenciais, controle eletrônico de estabilidade, de tração, e entre outros.

Volkswagen Amarok

A Amarok é uma picape recomendada para aqueles que estão em busca de um veículo para uso urbano. Afinal, a picape possui ajustes de direção e suspensão que priorizam o confortabilidade ao dirigir no asfalto. Em situações off-road, a Amarok também pode ser uma vantagem com o uso da tração 4Motion. A Volkswagen Amarok 2020 possui várias versões de acabamento, sendo elas: S, SE, Comfortline, Highline e Highline Extreme, nos motores 2.0 TDI turbo e biturbo, 3.0 V6, com câmbio manual ou automático e tração 4Motion. A parte externa da Amarok 2020 tem um design simples e tradicional, principalmente porque ela é vendida sem os acessórios. Não há nenhum detalhe nas laterais, santantônio, barras de teto e nem a clássica capota marítima, o modelo pode ser comparado facilmente com um veículo de serviços, até mesmo na versão Highline. A reestilização mais recente incluiu LEDs diurnas, para-choque traseiro e retrovisores cromado, rodas de liga leve aros 18”. Na parte interior, o painel é comum e funcional, incluindo difusores de ar, acabamento com apetrechos resistentes, mas não progrediu em termos de qualidade. A caçamba da Amarok 2020 é feita de material bastante resistente, seguindo as mudanças no segmento, onde já é possível ver a semelhança com a picape Frontier. A última novidade é o motor 3.0 V6 TDI à gasolina, que está disponível nas versões Amarok Highline e Highline Extreme. Trata-se do motor mais potente usado em uma picape de médio porte. Entre seus equipamentos há freios a disco em todas as rodas com espaço de 332 mm na frente e 300 mm dianteiros e sistema de freios automáticos pós-colisão, o chamado “Post- Collision Brake”,que atua freando automaticamente durante uma batida para reduzir a energia cinética restante.
Design: Os retrovisores e maçanetas agora estão na cor preta, para-barros e para-choque dianteiro de acordo com a cor da carroceria, para-choque traseiro preto com apoio integrado, retrovisores externos com função manual interna, rodas de aço aro 16” com pneus de utilização mista 245/70 R16, e entre outros.
Conforto e tecnologia: Com direção hidráulica, Climatic ar-condicionado, volante com regulagem de altura, bancos dianteiros com regulagem manual de altura, bancos em tecido de couro, vidros com função manual, portas de travas manuais, alto-falantes dianteiros, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos nos bancos traseiros, Isofix para cadeirinha de segurança infantil, e entre outros.
Segurança: Com airbags frontais, freios ABS off-road com ASR, EDS, EBD, BAS e RBS, controle eletrônico de estabilidade e de tração, controle automático para descidas, assistente de partida para rampas, faróis duplos e faróis anti-neblina, sistema automático pós-colisão, e entre outros.
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Por: Marcos Macedo Biaco